A Lente Escleral NÃO é a primeira escolha para portadores de ceratocone. A maioria dos  pacientes diagnosticados com ceratocone apresentam quadro leve ou inicial e podem obter boa qualidade de visão com óculos ou lentes de contato gelatinosas.
Pacientes com ceratocone moderado ou avançado geralmente necessitam de lentes de contato rígidas gás-permeáveis para conseguir atingir boa qualidade de visão e adaptam-se bem a essas lentes.

O paciente é quem paga a lente, que pode custar mais de 4 vezes o preço de lentes de contato rígidas gás-permeáveis. A lente escleral tem custo elevado e não está incluída na cobertura dos planos de saúde ou SUS.

A lente de contato rígida gás-permeável é a mais indicada para ceratocone moderado ou avançado. Vantagens: alta taxa de sucesso na adaptação, boa qualidade de visão, manuseio simples e baixo custo.

Lentes para Ceratocone

Ceratocone leve ou pouco avançado: Alguns pacientes com ceratocone têm boa visão sem necessidade de óculos. Para aqueles que necessitam de óculos para obter boa visão, o uso de lentes de contato é opcional. O paciente pode usar apenas óculos ou pode, também, usar lentes de contato gelatinosas.

Ceratocone moderado: Caso o paciente tenha boa visão com óculos, o uso de lentes de contato é opcional. Muitos pacientes com ceratocone moderado não enxergam bem com óculos e o uso de lentes de contato rígidas gás-permeáveis torna-se necessária para que o paciente obtenha boa acuidade visual

Ceratocone avançado: O paciente apenas consegue obter boa visão com lentes de contato rígidas gás-permeáveis. Alguns pacientes podem precisar de transplante de córnea e, para esses pacientes, as lentes esclerais representam uma alternativa à cirurgia, apesar do seu custo elevado e manuseio mais difícil.

Diferentes médicos, diante do mesmo paciente, frequentemente diferem quanto ao diagnóstico e/ou quanto ao tratamento indicado. Yehuda Waisberg, autor desse texto, é médico oftalmologista com vasta experiência no atendimento e adaptação de lentes de contato em pacientes com ceratocone. Ao aconselhar seus pacientes, adota postura conservadora, priorizando opções de tratamento pouco invasivos, de menor risco e menor custo para o paciente. Está disponível teleconsulta ou consulta virtual para portadores de ceratocone – saiba mais.