Lentes antirreflexo – vantagens e desvantagens

As superfícies anterior e posterior das lentes dos óculos, quando não submetidas a um tratamento especial, refletem luz e imagens de objetos que se encontram à frente do indivíduo. Estes reflexos podem dificultar a visualização clara dos olhos de quem está usando os óculos, reduzem a transmissão da luz através da lente e podem provocar discretas imagens-fantasmas, particularmente em míopes.

A tecnologia para tratamento antirreflexo da superfície das lentes, através do revestimento das lentes por finas camadas antirreflexo (“thin multi-layer anti-reflection coating”), introduzida por fabricantes de lentes em meados da década de 1970, permite reduzir os reflexos das superfície anterior e posterior das lentes de óculos. Existem diversas tecnologias patenteadas, com diferentes nomes comerciais e diferentes níveis de eficácia, para fabricação de lentes-antirreflexo.

aplicação das camadas antirreflexo

A aplicação de camadas antirreflexos reduz a refletividade da superfície da lente e aumenta a transmissão da luz.

lentes antirreflexo

Vantagens das lentes antirreflexo: uma das principais vantagens é a estética dos óculos, com  boa visualização dos olhos por trás das lentes. Alguns estudos mostram que a maioria dos pacientes relata preferência por lentes antirreflexo, quando comparadas às lentes que não possuem esse tratamento. Esta preferência pode estar relacionada à melhora na visão de contraste, maior transmissão de luz através da lente e redução da fadiga visual.

lentes antirreflexo2Desvantagens das lentes antirreflexo: 1) Preço mais elevado;  2) menor durabilidade das lentes, pois a película antirreflexo pode se estragar sob ação de algumas substâncias químicas,  calor ou mesmo à fricção de limpeza das lentes; 3) sujam com maior facilidade, pois possuem maior tendência à aderência de oleosidade dos dedos ou do rosto, poeira, etc.; isto pode causar desconforto e dar a impressão de falta de cuidado por parte de quem usa os óculos (esta característica está minimizada em  tratamentos antirreflexos mais modernos); 4) Aproximadamente 30% dos pacientes, não relatam preferência por estas lentes em estudos comparativos.

Principais contraindicações  ao uso de lentes antirreflexo: 1) óculos de crianças ou pessoas idosas que possivelmente não irão cuidar das lentes com o cuidado necessário; 2) óculos para leitura, quando existir previsão de que o paciente não irá cuidar dos óculos com o cuidado necessário; 3) quando o paciente busca lentes com maior durabilidade ou menor preço.